O PREFEITO MUNICIPAL DE ANCHIETA-ES, faz saber que a Câmara Municipal de Anchieta, Estado do Espírito Santo, no uso das atribuições legais, aprovou e o Chefe do Poder Executivo sanciona a seguinte Lei:
Art. 1º Institui como prato símbolo do Festival Capixaba de Frutos do Mar em lriri, Anchieta-ES, o prato "Paella Marineira".
Parágrafo Único. Para os efeitos desta Lei, integra a mesma em anexo, a receita da "Paella Marineira".
Art. 2º É conferido ao prato denominado "Paella Marineira" a distinção de prato típico da Culinária do Município de Anchieta, de sua população e de sua cultura.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Anchieta/ES, 30 de agosto de 2022
Este texto
não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Anchieta.
PRATO SÍMBOLO DO FESTIVAL CAPIXABA DE FRUTOS DO MAR EM IRIRI
Ingredientes: Lagosta
Camarão VG
Camarão descascado
Sururu Sururu
meia concha Caranguejo desfiado
Filé de peixe Siri desfiado
Lula
Ervilha grão
Ervilha Vagem
Cenoura
Abobrinha
Pimentão vermelho
Cebola Alho
Alho Poró
Aipo
Azeite
Açafrão
Sal
Arroz.
Modo de preparo: Em uma panela grande vamos preparar o caldo de legumes. Aqueça a panela e adicione a cebola, o aipo e a cenoura e deixe ferver por vinte minutos. Agora na panela apropriada, acrescente o azeite, açafrão, cebola, alho, alho poró e refogue. Com o fundo pronto, coloca o caranguejo, siri, lula e os Camarões descascado e deixe cozinhar. Já adiantado o cozimento, botamos o caldo de legumes, os sururus, filé de peixe, e todos os legumes. Finalizar com arroz e toque de azeite, para potencializar todos os temperos, cobrindo toda parte de cima com o camarão VG e a Lagosta, cozinhando no vapor do próprio prato. Lembrando que tudo que está nesta receita é encontrado no mar de Anchieta e na Agricultura de Anchieta.